contatos Assine
Exposição

Alunos expõem trabalhos na Câmara de Vereadores

04 Dezembro 2017 22:00:00

Mostra Caminhos é produzida por estudantes do Colégio Metodista e Fames


Foto: Lucas Amorelli (Diário)/Alef é um dos participantes da exposição

Durante a jornada da vida é preciso refletir sobre quais caminhos devemos seguir e também recordar os trajetos que já percorremos. Pensando nisso, os alunos do 8º ano do Colégio Metodista Centenário e as alunas do Projeto de Extensão da Faculdade Metodista Escola para Adultos apresentam a exposição Caminhos, que está a mostra no Espaço Novos Talentos, na Câmara dos Vereadores, até 10 de dezembro

Os trabalhos foram desenvolvidos em sala de aula, com o auxílio da professora de Artes Cirlene Maier Ereno. A construção das obras começou no mês de agosto, quando a ela sugeriu a temática, que foi abordada pela Pastoral e pela Direção e Supervisão da escola.

- São duas exposições com a mesma temática, porém com um viés diferente. Com os alunos do 8º ano, a gente trabalhou caminhos, porque eles estão nessa fase da descoberta da adolescência. Com os adultos, como já têm mais idade, eu trabalhei mais a questão de memórias e vivências - explica Cirlene

Materiais de artesanato, pedras, sementes, café, areia e bambu foram alguns dos elementos usados para compor as obras. De acordo com a professora a primeira etapa foi o desenho, depois eles partiram para a pintura e colagem. Os alunos fizeram experimentações e depois escolheram o que melhor adaptou-se ao trabalho

- A gente foi elaborando, observando qual era o resultado de cada coisa e vendo o que dava para ocupar ou não. Depois que eles escolheram começou a montagem - conta a professora.

Quais são os caminhos e as possibilidades que a gente tem? A partir desse questionamento o aluno do 8º ano Alef Vieira, 14 anos, produziu sua tela.

- A ideia veio na cabeça na hora. Eu pensei no sucesso como um caminho que a gente pode usar. A escada representa onde a gente pode chegar. Às vezes, a gente só tem medo de ir mais alto e daí acaba não crescendo. Esse trabalho me fez pensar em como a gente é e o que temos que fazer para crescer - interpreta Alef.

De acordo com o aluno, as aulas da disciplina de Artes ocorriam duas vezes por semana e, a partir das experimentações dos materiais, foram preciso duas semanas para a finalização de sua obra.

- Primeiro eu fiz um molde com lápis, depois pintei com tinta e fui usando alguns materiais por cima. Usei lã, para fazer as folhas da árvore e galhos para poder fazer a escada - descreve.

Já as alunas da Escola para Adultos, que tem entre 45 e 92 anos, precisaram puxar pela memória para produzir seus trabalhos. Elas relembraram os lugares que já estiveram e imaginaram como o local pode estar atualmente. A aluna e professora aposentada Guacira Lopes da Silveira, de 69 anos, tentou recordar a época em que morava no interior.

- Eu fiz uma paisagem com gramado, lago, montanhas e árvore. Eu tenho um pé na atividade rural, fui criada em família ruralista e sempre gostei da campanha, da vida rural. Então, é o que eu vejo, na paisagem, nos morros, isso é o que eu sempre vi ao longo da vida. Campo, água, terra, a gente sempre soube valorizar isso naturalmente - recorda Guacira.

Em sua obra a aluna utilizou materiais que guardava em casa, como cordões e miçangas. A atividade fez com que ela recordasse uma parte importante de sua vida.

- Isso me levou a toda minha vida antes, desde a infância à vida adulta. Criando e brincando para fora, tomando banho nos açudes. Foi um exercício de memória - relata Guacira.


O PROJETO

A Escola Para Adultos é um Projeto de Extensão da Faculdade Metodista, que existe há 21 anos, voltado para pessoas com mais de 45 anos. Por meio de trabalhos multidisciplinares como atividades, aulas práticas e oficinas, o projeto discute questões referentes à idade adulta e a velhice.

- Cada semestre a gente tem disciplinas diferentes, neste, fomos contempladas com educação artística e a professora propôs a gente fazer esse trabalho usando peças de reciclagem que não tivessem custo - conta a aluna Guacira.

As aulas englobam as disciplinas de Psicologia, Português, Espanhol, Biologia da Vida, Conhecimentos Gerais e Relações Humanas, e também atividades como Informática, Coral e Oficina de Esportes.


COMO VER

  • O quê - Exposição Caminhos, dos alunos do 8º ano do Colégio Centenário e do Projeto de Extensão Escola para Adultos da Faculdade Metodista
  • Onde - Espaço Novos Talentos, no 1º andar da Câmara de Vereadores de Santa Maria (Rua Vale Machado, 1415)
  • Quando - Até dia 10 de dezembro, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e na sexta-feira das 7h30min às 13h30min

Imagens

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3221-1616
(55) 99973-0878
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249