contatos Assine
memória preservada

Acervo do jornal A Razão será doado para o Arquivo Histórico de Santa Maria

07 Fevereiro 2018 14:30:00

Equipe do Arquivo está digitalizando os exemplares do extinto jornal, desde o ano passado


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Daniéle Calil, arquivista responsável pelo local, aguarda o recebimento do presente que, segundo ela, guarda parte da história da cidade nas páginas

O Arquivo Histórico Municipal, além de comemorar os 60 anos de fundação, ganhou mais um motivo para celebrar. O acervo do extinto jornal A Razão será doado à instituição.

De acordo com a responsável pelo arquivo, Daniéle Calil, ainda não há uma data marcada para o recebimento dos jornais. Mas o espaço, em breve, começará a ser preparado para receber o material que, segundo ela, guarda a história da cidade.

- Nós vamos fazer algumas reformas. O atendimento passará para a parte superior do prédio e o térreo ficará exclusivamente para o acervo, que ganhará novas salas. A previsão é que todas estas mudanças ocorram ainda este ano - explica a arquivista.

Analise Severo e Jean Kirchoff foram escolhidos os Melhores do Ano da Música Regional Gaúcha de 2017

Daniele esteve reunida com o ex-assessor da direção do jornal A Razão, Gaspar Miotto, para conversar sobre a disponibilização dos exemplares, fato confirmado pelo jornalista e ex-diretor de A Razão, Alexandre De Grandi, à prefeitura.

Uma das atividades de maior relevância realizadas pelo Arquivo Histórico no ano passado foi a preservação e a digitalização do acervo. Segundo a arquivista, para organizar e disponibilizar os 83 anos de história do jornal A Razão na rede mundial de computadores, a equipe iniciou a higienização das edições, retirada de grampos e a transferência do conteúdo impresso nas páginas para a internet.

Exposição 'Mala Vida' estreia o novo espaço expositivo na SaLu's Casa Café

- Ainda estamos no início do processo. É um trabalho muito minucioso e complexo. Mas esperamos disponibilizar todas as edições para que qualquer pessoa possa ter acesso ao conteúdo de extrema importância histórica para a Cidade Cultura - enfatiza Daniéle.

MAIS DE 8 MIL VISITAS

O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria celebra os mais de 8,3 mil atendimentos realizados de janeiro a dezembro de 2017. Os dados foram apresentados à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, nesta segunda-feira, e registram, além de números, todas as atividades promovidas e realizadas no espaço durante esse período. Confira os números abaixo:

Com vídeos de funk, Kondzilla se torna o maior canal do Youtube no Brasil

  • Pesquisas na sede do Arquivo Histórico - 312
  •  Atendimentos por e-mail - 428
  • Acessos ao acervo via página na internet - 6.598
  • Atendimentos na sede (visitas e aulas) - 58
  • Participantes em eventos promovidos ou apoiados pelo Arquivo Histórico - 959
  • Total de atendimentos - 8.355

 COMO PESQUISAR OU VISITAR

Quem deseja conhecer o local ou realizar pesquisas no acervo é só realizar agendamento pelo telefone ou e-mail

  


fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249