contatos Assine
Finanças Pessoais

Sonhos, desejos e planejamento

01 Dezembro 2017 14:24:00

Colunista convida a reflexão sobre os planos para 2018 e a relação com a nossa vida financeira

Estamos chegando ao final de mais um ano, e 2017 mostrou-se repleto de desafios e mudanças que causaram impactos na vida de muitas pessoas. Aproxima-se um novo ano e um ciclo recomeça. Com isso, a possibilidade de muitas expectativas e planos se concretizarem.

Os acontecimentos, planos e anseios são múltiplos e singulares, indo desde o planejamento do nascimento de um filho, a aquisição de uma nova casa, a viagem a um lugar desconhecido, o ingresso numa universidade, a abertura de um negócio, a visita a um amigo ou parente que está distante, o encontro com amigos e familiares ou, simplesmente, ter mais tempo para si e para a família, dedicar-se a um projeto pessoal ou pagar uma dívida. Os sonhos são metas que nos ajudam a caminhar e a buscar nos objetivos no caminho que nos leva à felicidade. Estas datas festivas demarcam simbolicamente a esperança de que algo novo se produza em nossas vidas e que possamos estar mais perto destes sonhos.
Mas, o que queremos? O que queremos para a nossa sociedade? Este questionamento me faz avaliar e crer que precisamos enquanto vivenciar mais solidariedade, amizade e amor. Além disso, ser mais empáticos uns com os outros e voltados para a construção de uma cultura de paz, em que o narcisismo e a banalização da violência não encontrassem tantos espaços.

Já evoluímos muito e hoje estamos mais perto uns dos outros através do uso das tecnologias que permitem uma comunicação mais instantânea, mas apesar de "superconectados" ainda precisamos aprender a usar estes recursos de modo a nos aproximarmos e não nos isolarmos ainda mais. Espero que possamos utilizar este recursos e tantas outras formas de interação que permita a troca de afetos e, ao mesmo tempo, favoreça o vínculo significativo entre as pessoas, que nos ajude a superar as frustrações, conflitos e dificuldades inerentes as relações interpessoais.

Como a vida financeira se relaciona com estes aspectos? Na medida em que se repensa e planeja o próximo ano pode-se elencar o que é e o que não é prioritário. Com base em nossos valores identificamos em que devemos investir tempo, vida e também os nossos recursos financeiros.
Então, é tempo de sonhar, fantasiar e construir soluções criativas para superar as adversidades e conquistar os nossos sonhos. Só não podemos esquecer que quase todo sonho tem um preço e requer uma organização prévia para evitar problemas e dificuldades no seu orçamento e, consequentemente, na sua vida.

mais sobre:

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249