contatos Assine
finanças pessoais

Geração Z: a juventude conectada

22 Fevereiro 2018 15:00:00

Colunista fala sobre as diferentes gerações e as características de cada uma delas


A juventude é marcada por intensas transformações sociais, emocionais e físicas. Muitos estudos têm sido realizados na tentativa de criar referências e conhecer as características típicas de cada geração que vive este período da vida, que corresponde o período dos 15 aos 29 anos de idade. Atualmente, há um consenso mundial a respeito das diferentes gerações e as características típicas dos jovens de cada uma delas influenciadas pela conjuntura social, econômica, cultural e tecnológica de cada nação.

Sonhos, desejos e planejamento

_ A Geração Baby Boomers refere-se às pessoas nascidas entre os anos de 1945 e 1964. Esta expressão surgiu nos Estados Unidos, na medida em que muitos soldados retornaram da Segunda Guerra para os seus lares e observou-se um aumento da natalidade nas família. Reconhece-se que esta geração oriunda deste período histórico, na juventude foi responsável por importantes mudanças sociais, especialmente quanto ao papel da mulher na sociedade e mudanças decorrentes do movimento hippie que tinha como valores a paz, o amor e a liberdade. 

_ Entre 1960 e 1980 surgiu uma nova geração, a denominada Geração X formada pelos filhos da geração anterior que tinha como principais características a procura por seus direitos, um questionamento maior sobre o papel da família, maior liberdade bem como uma educação menos protegida, sendo que a liderança, a competição, o reconhecimento e o trabalho se mostraram como elemento valorizados. 

_ Os nascidos entre 1985 e 1999 são os integrantes da Geração Y, ou conhecida como a Geração do Milênio ou da Internet formada por pessoas que estão habituadas a realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, se dedicam especialmente ao que gostam, não costumam se fixar tanto a algo ou alguma circunstância, especialmente se não concordam ou não tem interesse. É comum trocarem de emprego, por exemplo, se não se sentirem desafiados. São ávidos por transformações buscando construir e inovar e possuem uma forte preocupação com o meio ambiente e causas sociais. 

_ Já a Geração Z é composta por pessoas que nasceram a partir dos anos 2000 e que tem como característica marcante o fato de viver no mundo digital da mesma forma como vivem no mundo real, são super conectados, mas podem, ao mesmo tempo, estar um pouco mais distantes das pessoas que se encontram ao seu redor. Vivenciam uma realidade em que não há tanta privacidade e que a tecnologia oferece entretenimento, conforto e liga-se a sua identidade. 

Como as descobertas do Nobel de Economia interferem em sua vida

Muitos jovens desta geração se mostram extremamente pragmáticos e realistas quanto à satisfação de suas necessidades financeiras costumam valorizar mais as experiências do que as posses. Buscam romper com estereótipos relacionados a gênero, classe ou idade. Ao mesmo tempo, tentam através do dialogo resolver os conflitos e as diferenças e valorizam a transparência e a verdade. 

Compreender estas características nos ajuda a visualizar perspectivas futuras e o caminho para o qual nossa sociedade está trilhando já que os nossos jovens constituem atores importante para a construção e reconstrução dela. Além disso, é primordial que possamos identificar que estas gerações não apresentam características rígidas e tampouco fixas, mas se influenciam mutuamente e interagem nos diferentes cenários nos quais se encontram como no campo do trabalho, educação e família representando heterogeneidade e diversidade. As diferenças podem representar conflitos mas também podem ser fonte de troca, cooperação, aprendizado e crescimento.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249