contatos Assine
opinião

OPINIÃO: 'O meu propósito muda o mundo'

16 Maio 2018 10:03:00

Para o coaching, a chave para alcançar os objetivos está no conhecimento de cada indivíduo sobre si mesmo

Esse é o tema de um evento de coaching intensivo que vai ocorrer em Portugal, dia 9 de junho, com o empresário e ativista de causas sociais Rafael Nacif. No evento, o empresário se propõe a partilhar as suas experiências de vida através das suas viagens de bicicleta pelo mundo e como alcançou o sucesso pessoal e profissional, com o objetivo de auxiliar os participantes do evento a encontrarem seus propósitos de vida, desenvolvendo seus potenciais, sendo mais produtivos, aprendendo a gerir suas emoções, conhecendo o poder das crenças e valores.

O título é bastante sugestivo e está agregado a uma metodologia e a uma prática que vem sendo adotada não apenas no campo empresarial, mas em todas as relações do ser humano com o seu cotidiano, o denominado coaching. Coaching é uma palavra utilizada desde a idade média para descrever a condução de alguém em carruagens ao destino desejado. O condutor da carruagem era chamado de coach. A Universidade de Oxford, como gíria, utilizava o termo coach como tutor particular, aquele que prepara os estudantes para os exames.

Hoje, o coaching possui uma nova abordagem com ênfase na autonomia, na qual o coach deve contribuir para que o cliente desenvolva competências para andar sozinho o seu próprio caminho, para que o cliente caminhe com seus próprios pés. O coaching atua em diversos segmentos da vida. Tem coaching concurseiro, para emagrecer, afetivo ou de relacionamento para solteiros e separados, de amadurecimento, para pais aceitarem seus filhos, enfim existem inúmeros coachings para as mais variadas áreas e públicos. Para o coaching, a chave para alcançar os objetivos está no conhecimento pessoal de cada indivíduo sobre si mesmo. Quanto melhor nos conhecemos e melhor definimos os nossos objetivos, mais fácil se torna obter resultados de sucesso.

É aí que entra o papel do coach que, tal como um treinador numa equipe de futebol, orienta o cliente para que ele possa desenvolver todo o seu potencial e sentir-se realizado, através da obtenção de resultados mais satisfatórios em diversos aspectos de sua vida, por meio da utilização de técnicas e ferramentas modernas de assessoria pessoal. Imagine que você quer perder peso. Aí, entra o coach, que vai orientá-lo, através de ferramentas específicas, e ajudá-lo a encontrar a motivação, consistência, disciplina, planejamento e compromissos necessários para atingir o seu objetivo. Muito mais que uma metodologia que nos ajuda a atingir os nossos objetivos, o coaching promete nos ajudar no essencial: a saber quem somos e a encontrar a nossa melhor versão. Dizem que é um método facilitador de desenvolvimento e descoberta do próprio indivíduo.

Mas será que isso funciona? Quem já participou diz que sim. Mas como tudo na vida não há garantia de 100%, para alguns deve funcionar e para outros não. Mas o mais importante é ter a consciência de que o coach não é um médico e, portanto não cura e que o coaching não é um fim, mas um meio. Existem pessoas capacitadas, nas mais diversas áreas, que podem nos auxiliar na tomada de decisões e o coaching é uma das vias que se propõe a despertar o potencial do cliente, auxiliando-o no planejamento das ações corretas para a busca de seus objetivos. Então ele pode, sim, auxiliar na gestão das mudanças, uma vez que potencializa o desempenho do cliente, levando-o a encontrar as soluções para os problemas e alcançar o seu objetivo que, quem sabe, pode até não mudar o mundo, mas pode mudar para melhor a sua vida. Sempre lembrando de que as respostas estão em você.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249