contatos Assine
opinião

OPINIÃO: A vida passa e nós passamos por ela

12 Abril 2018 08:49:00

A vida é muito curta para ser pequena, nas palavras do escritor britânico Benjamin Disraeli



Tempos difíceis. Tempos sombrios. Em todo lugar, não somente nas redes sociais, percebo os ânimos exaltados por qualquer motivo, tosco que seja. O que está acontecendo com o ser humano? Por que é tão difícil aceitar que somos diferentes, pensamos diferentes, temos vivências diferentes?

Tem um provérbio indígena que diz mais ou menos assim: "Ajudai-me, oh Manitu, a não julgar meu semelhante antes que eu tenha andado sete dias com suas sandálias". Todos nós temos motivos para ser quem somos, com tudo que isso possa representar. É preciso então, respeito às diferenças. Porque respeitar as diferenças tem a ver com tudo o que nos envolve. Não podemos querer que o outro pense com a nossa cabeça. Ele não vive a nossa vida, não anda sobre nossos sapatos.

Tenho lido discursos de ódio de todos os lados. Custo a acreditar no que leio e de onde vem. Tenho visto pessoas ditas de bem incitando a violência de maneira leviana e sem nenhuma responsabilidade. Tenho visto pessoas cultas perdendo as "estribeiras" como diria meu avô, até pela cor do céu. Tá puxado! A energia tá densa, o estresse está cada vez maior e a nossa saúde, cada vez pior. Para quê? Por quê? Não tem outro jeito?

Isso me lembra outro provérbio antigo: dentro de mim existem dois lobos. O lobo do ódio e o lobo do amor. Ambos disputam o poder sobre mim. E quando me perguntam, qual lobo é o vencedor, respondo: o que eu alimento. E você, qual lobo alimenta? Sem discurso de que os outros é que estão errados, isso não tem nada a ver com os outros, é com você.

Tem um tal Nazareno, passou por aqui há dois mil anos, ele dizia aos seus discípulos no Sermão da Montanha: Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que tens no teu? Precisamos olhar para dentro, é mais difícil, mas é mais prudente, é mais benéfico para todos. Porque o cisco no olho do outro pode ser a sombra do teu, então tens mais a mudar e a corrigir do que ele. #ficaadica.

A vida passa e nós passamos por ela. É importante levar só o que vale a pena. A vida é muito curta para ser pequena, nas palavras do escritor britânico Benjamin Disraeli.

 E para finalizar esta conversa, só para constar, eu continuo tendo e alimentando esperança, porque passo muito tempo no meio das crianças e já escrevi aqui outras vezes, é por elas que a gente semeia. Porém, como dizia o grande Paulo Freire, "tem de ser esperança do verbo esperançar". Tem gente que tem esperança do verbo esperar. Não é. Esperançar é ir atrás, é se juntar, é não desistir. 

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas mensagem de texto)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249